20 janeiro 2006

Profissionais da saúde

Profissionais da saúde envolvidos com o tratamento da ELA Bulbar
Médico Neurologista: O médico neurologista é o profissional indicado para diagnosticar e tratar da doença Esclerose Lateral Amiotrófica.
Médico Otorrinolaringologista: O médico otorrino no caso da ELA Bulbar é de estrema importância, porque ele que ira fazer as avaliações da deglutição, através do exame de Nasolaringoscopia.
Fonoaudióloga: O trabalho fonoaudiológico tem como objetivo preservar por um tempo mais longo, as funções de mastigação, deglutição e fala visando o equilíbrio destas funções e da musculatura da face.
Fisioterapia Respiratória: É de grande auxílio para determinar quando técnicas de ventilação não-invasivas serão necessárias devido aos sintomas pulmonares e em dar assistência e cuidados a longo prazo ao paciente.
Fisioterapia Motora: A fisioterapia deve ser planejada para ajudar o paciente a se exercitar, fazer alongamento e manter alguma flexibilidade.
Terapeuta Ocupacional: Um terapeuta ocupacional pode providenciar dispositivos adaptados às deficiências do paciente para que ele possa manter uma relativa independência funcional.
Nutricionista: A assistência nutricional é muito importante para orientar o paciente e a família sobre o preparo e a composição da alimentação, de forma a evitar o máximo possível a perda de peso.
Além do que, também ira fornecer informações sobre alimentação enteral, caso seja recomendado uma gastrostomia.
Psicólogo: Doenças como ELA causam estresse no portador, cuidadores e parentes mais próximos, como se toda a família adoecesse junto. O apoio psicológico é fundamental na superação dos problemas emocionais. Pacientes e familiares pensam e falam da doença o tempo todo, vivem o problema dia e noite, daí a importância do apoio psicológico.

3 Comments:

At 4:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

 
At 11:45 AM, Anonymous Anônimo said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

 
At 12:21 AM, Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

 

Postar um comentário

<< Home