30 janeiro 2006

Saliva

A formação de saliva é problema para os portadores de ELA tipo Bulbar, a musculatura da garganta fica enfraquecida e com isso não conseguimos engolir a saliva que é formada na boca automaticamente. Essa formação de saliva provoca engasgos, ficamos babando enfim é muito desconfortável e constrangedor.
A saliva é precisa para umedecer a cavidade bucal, ajuda a engolir e digerir os alimentos.
O portador de ELA não tem nenhum problema com a produção da saliva, a produção é normal, mas o comprometimento da musculatura ao redor da boca, língua, garganta e assim sucessivamente causa a dificuldade com a manipulação da saliva na boca.
O primeiro passo para a redução da salivação são algumas medicações antidepressivas que têm o efeito colateral de causar secura na boca, que no meu caso funcionou bem, mas somente à noite, durante o dia tomo seis comprimidos de Brometo de Propantelina 5mg, sendo dois no café, dois no almoço e dois no jantar.
Não satisfeito fiz a aplicação de Botox nas glândulas parótidas e em glândulas submandibulares o que foram suficientes para reduzir a saliva e melhorar a minha qualidade de vida, o efeito demorou uma semana para ser notado, está aplicação de ser feita novamente após 3 ou 4 meses.
"Não tome qualquer medicação sem antes consultar o seu médico"

5 Comments:

At 4:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

 
At 11:45 AM, Anonymous Anônimo said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

 
At 11:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

 
At 5:46 PM, Blogger Gabi Almeida said...

Onde vc conseguiu fazer a aplicação do botox na glandula salivar?? Estou com um tio com esse diagnostico e tem sofrido muita com a salivação.
obrigada
Se puder me mandar um email: almeida_gabriella@hotmail.com

 
At 6:53 PM, Anonymous Anônimo said...

Gabi Almeida, procure por um fisiatra. A aplicação deverá ser feita com o auxílio de ultrassom para que o médico não erre a pontaria das glândulas e seu tio não deixe de deglutir (engolir) após a aplicação, como sequela terrível dos médicos que não querem fazer uso do tal ultrassom para segurança do paciente.
elciocabral@hotmail.com

 

Postar um comentário

<< Home