16 fevereiro 2006

Impacto nos amigos

O diagnóstico de ELA vem como um choque para os amigos de pacientes. Reações variam alguns correrão fora, alguns vão parecer mais íntimos. Não há nada como uma crise para tirar o melhor de seus verdadeiros amigos. Enquanto alguns pacientes podem aproveitar para instruir seus amigos sobre os detalhes, causas, e efeitos da ELA, muitos outros não conseguem. Dentro de algum tempo, fica tedioso e possivelmente desanimado para explicar como vai morrer.
Amigos podem ajudar oferecendo-se a fazer coisas que eles fariam de qualquer maneira, como visitar ou sair junto. Amigos podem ajudar se oferecendo a fazer tarefas especificas, incluindo oferecer ao cuidador algum tempo fora para que eles possam obter um pouco de tempo livre.
Alguns amigos, compreensivelmente, possuem a dificuldade de aceitar as implicações de um diagnóstico de ELA. Eles bombardeiam os pacientes com um montem de idéias e exploram caminhos para a paz. Algumas desta idéias podem não ser de pratica médica convencional e até mesmo traz mais besteiras, que benefício. Além disso, não é justo a pacientes que aceitaram seus meios e suas condições terem as suas esperanças elevadas por amigos com divergências frente a uma opinião médica. Então, é mais humanitário se estes amigos discutissem essas idéias com os médicos de seus amigos (depois de obterem o consentimento dos pacientes para contatar seus médicos) em lugar de importunar os pacientes com essas idéias.
Além disso, no caminho de uma doença como ELA, o apoio da família e um círculo de amigos podem ajudar a aliviar a carga de uma jornada difícil distribuindo com eles este fardo.

4 Comments:

At 4:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

 
At 11:44 AM, Anonymous Anônimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

 
At 5:19 PM, Anonymous Anônimo said...

Here are some links that I believe will be interested

 
At 11:58 PM, Anonymous Anônimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

 

Postar um comentário

<< Home