21 fevereiro 2006

Luca Coscioni

Luca Coscioni, presidente do Partido Radical Italiano e líder da associação que leva seu nome para a pesquisa científica, morreu hoje aos 38 anos por causa da esclerose lateral amiotrófica de que sofria há uma década, informaram fontes de seu partido.
Até o final de sua vida, Coscioni centrou sua batalha política na defesa da pesquisa com células embrionárias, uma luta que dirigiu à frente da Associação Luca Coscioni para a Liberdade da Pesquisa Científica, da qual o presidente honorário é o prêmio Nobel de literatura José Saramago.
Nascido em 1967 em Orvieto, no centro da Itália, Coscioni foi eleito assessor municipal pelo Partido Radical em 1995, o mesmo ano em que contraiu a esclerose lateral amitrófica, doença degenerativa que o levou a deixar o cargo.
No ano 2000 foi nomeado membro do Comitê de Coordenação do Partido Radical, promovendo uma campanha contra a proibição das pesquisas científicas com células-tronco de origem embrionária.
Em 2001 discursou perante a comissão sobre genética humana do Parlamento Europeu, e, no mesmo ano, o Comitê dos Radicais o elegeu por unanimidade presidente da formação.
Em setembro de 2002 fundou a Associação Luca Coscioni, com o objetivo de "promover a liberdade de pesquisa científica, a assistência pessoal de gestão própria e a afirmação dos direitos humanos, civis e políticos das pessoas doentes e incapacitadas".
Fonte: Último Segundo

1 Comments:

At 5:28 AM, Anonymous Anônimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

 

Postar um comentário

<< Home