28 fevereiro 2006

Pesquisa de células-tronco nos EUA vai a julgamento

Hayward - Quinze meses depois de receber autorização dos eleitores, a iniciativa bilionária da Califórnia para financiamento de pesquisas com células-tronco embrionárias ainda luta para sair do papel. Nesta segunda, teve início o julgamento de três ações judiciais que tentam invalidar a lei que cria o Instituto de Medicina Regenerativa - um projeto de US$ 3 bilhões, financiado com dinheiro público e aprovado por um plebiscito em novembro de 2004.
Por lei, o instituto está autorizado a investir US$ 300 milhões por ano (ao longo de uma década) em pesquisas com células-tronco de embriões humanos. A iniciativa do Estado governado por Arnold Schwarzenegger faz contraponto à legislação federal do presidente americano George W. Bush, que limita radicalmente a aplicação de verbas federais em estudos nessa área.
A pesquisa é extremamente polêmica, porque exige a destruição dos embriões para obtenção das células - algo que muitos consideram equivalente a um assassinato, apesar dos embriões terem apenas cinco ou seis dias. Duas ações se apóiam em questões legais, alegando, entre outras coisas, que a criação do instituto viola a obrigação constitucional do Estado de controlar os gastos de dinheiro público.
Ambas foram combinadas a uma terceira ação, iniciada em 2005 pela ONG Conselho da Califórnia sobre Bioética da Família. Segundo o advogado Robert Taylor, os 29 membros que coordenam o instituto e as pessoas indicadas por eles para os comitês de pesquisa não respondem diretamente ao Estado. A primeira audiência foi realizada hoje na Corte Superior do Condado de Alameda.
Por causa das complicações legais, o instituto ainda não conseguiu aplicar um centavo em pesquisa. Frustrados, muitos cientistas tiveram que reavaliar seus planos. Neal Copeland e Nancy Jenkins, um conceituado casal de pesquisadores, recusou uma oferta da Universidade de Stanford para trabalhar em um laboratório estatal de Cingapura. "Tínhamos esperança de receber financiamento do instituto", disse Copeland. "Sem esse dinheiro disponível, a situação ficaria muito difícil."
Fonte: Estadao.com.br


3 Comments:

At 3:34 AM, Anonymous Anônimo said...

Here are some links that I believe will be interested

 
At 5:18 AM, Anonymous Anônimo said...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

 
At 4:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

 

Postar um comentário

<< Home