02 março 2006

Câimbras

Quem nunca parou de repente e gritou: Câimbra! Câimbra! Câimbra! Essa sensação dolorosa é, na verdade, uma contração muscular que acontece independentemente de nossa vontade. A câimbra não dura por muito tempo e geralmente ocorre à noite. Por que será?
Para entender por que sentimos câimbras, primeiro é preciso saber um pouco mais sobre os nossos músculos e o seu funcionamento. Eles ajudam nos movimentos, na locomoção, sendo formados por células longas e finas chamadas de fibras musculares. Quase todos os músculos do corpo trabalham obedecendo a nossa vontade, mas pode acontecer que algo interfira no seu funcionamento normal e, por um pequeno intervalo de tempo, eles passem a trabalhar por conta própria. Esses movimentos involuntários musculares causam alterações como a câimbra.
As razões pelas quais sentimos câimbras ainda não são muito claras para a medicina. Sabe-se, porém, que elas estão relacionadas com a diminuição, em nosso organismo, dos níveis de minerais como cálcio e magnésio. Por isso, doenças do sistema motor costumam provocar câimbras.
As câimbras ocorrem, geralmente, durante a noite, após um dia de intensa atividade física. Mas elas podem acontecer também durante o dia, no meio de uma atividade física ou em momentos de relaxamento. A câimbra comum é como um apertão dado de repente, que contrai o músculo causando dor. Ela pode durar de poucos segundos a alguns minutos. As contrações noturnas costumam atacar mais os músculos do tornozelo, do pé e da panturrilha (ou batata da perna, como é mais conhecida).
Existem maneiras de melhorar a dor que sentimos no músculo com câimbra. Experimente massageá-lo e esticá-lo com força, assim a contração cede e você pode respirar aliviado. No entanto, o músculo pode permanecer dolorido e sujeito a outras câimbras. Neste caso, repita o procedimento e agüente firme!

2 Comments:

At 11:44 AM, Anonymous Anônimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

 
At 10:08 PM, Anonymous Anônimo said...

vlws tenho isso toda hora!
poderia me recomendar alimentos que previnam a caimbra??

 

Postar um comentário

<< Home