10 março 2006

Distúrbios prejudicam deglutição

Permanência do alimento na boca, regurgitação nasal, engasgos e tosse durante a alimentação e dor ao deglutir podem ser sinais de disfagia, uma patologia que prejudica a deglutição e atinge crianças e adultos. "A dificuldade no trânsito do alimento da boca ao estômago é a definição mais comum para a disfagia", destacou a fonoaudióloga Viviane Fernandes da Silva, especialista em disfagia.
A deglutição, segundo explica, pode ser prejudicada devido a processos mecânicos ou neurológicos que dificultam a passagem do bolo alimentar adequadamente ao estômago, acarretando assim complicações pulmonares, desnutrição e desidratação.
Nas crianças, as causas mais freqüentes são prematuridade, anomalias craniofaciais, meningite, doenças pulmonares, distúrbios neurológicos (paralisia cerebral, síndromes), refluxo gastroesofágico e distúrbios funcionais digestivos. Já nos adultos as etiologias da disfagia são praticamente todas as doenças do sistema nervoso central, como
esclerose lateral amiotrófica, acidente vascular cerebral e trauma craniencefálico. "Porém, podemos verificar a presença da disfagia durante problemas de alterações psicológicas, disfunção esofagiana e câncer de cabeça e pescoço", ressaltou.
"Como a deglutição é um ato complexo, na qual as fases são reflexas e inter-relacionadas, quanto mais informações (imagens) pudermos obter, melhor será a avaliação da eficácia da deglutição", explicou a fonoaudióloga. Pensando nisso, o Centro Radiológico de Uberaba (CRU) implantou a videofluoroscopia da deglutição, por se apresentar como o melhor exame instrumental para avaliar a dificuldade de deglutição.
Realizado por um radiologista e uma fonoaudióloga, o exame possibilita uma análise multidisciplinar, visando não apenas a observar as dificuldades apresentadas pelo paciente, mas principalmente a reabilitação dessa disfagia, sugerindo a consistência adequada da alimentação, o volume que deve ser ofertado, a utilização de manobras que protegem contra a penetração ou aspiração do alimento nas vias aéreas.
A videofluoroscopia verifica como a deglutição é processada, com que grau de efetividade o bolo alimentar atinge o esôfago e, principalmente, se existe seguridade da deglutição. "Todo atendimento fonoaudiológico em disfagia tem o objetivo de adequar a deglutição da melhor maneira possível, melhorando assim a qualidade de vida do paciente", concluiu.
Fonte: JM Online

3 Comments:

At 4:26 AM, Anonymous Anônimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

 
At 11:44 AM, Anonymous Anônimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

 
At 3:31 PM, Anonymous Anônimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

 

Postar um comentário

<< Home