15 março 2006

Fisioterapia neuromotora

A Fisioterapia neuromotora visa regular o tônus muscular e a introdução de movimentos automáticos e voluntários a fim de preparar para os funcionais. Deve-se começar o mais breve possível para tentar reverter às retrações e perdas aparentes do movimento, as retrações deverão ser desfeitas para liberar os movimentos ainda existentes e estimular os segmentos hipomóveis, pois nem todas raízes medulares serão degradadas juntas, com isso consegue-se que o paciente melhore em suas AVDs e as mantenha por mais tempo.
Deve-se utilizar para isso os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, respeitando-se sempre os principios da normalização do tônus e da experimentação de um movimento ou de um controle estático normal. Para que o paciente consiga sair de um esquema corporal anormal e retornar para o mais próximo possível do normal.
O terapeuta deve sempre começar o tratamento posicionando o paciente em uma posição onde sejam eliminadas ações de todos os reflexos anormais sobre seu corpo, a cabeça deve estar medial ao corpo e com o travesseiro sobre a sua nuca. O tratamento orienta-se de acordo com o amadurecimento do sistema nervoso que ocorre céfalo-caudal e próximo-distal, por causa disso começa o tratamento fazendo mobilização na cintura escapular para depois poder mobilizar ou alongar o membro superior, da mesma forma mobiliza-se a cintura pélvica para trabalhar o membro inferior.
Formas de inibir: a partir dos pontos chaves de Bobath, por movimentos lentos e mantidos, por controle da parte proximal, por posicionamento e auto-inibição.
Técnicas de estimulação tátil e proprioceptiva: captações, tapping, placing e escovações, além das reações de equilíbrio como forma de treinamento para a estabilidade postural e marcha. Pode-se utilizar das diagonais de Kabat (primitiva e funcional), dependendo do caso pode-se colocar ou não resistência; e movimentos passivos e assistidos funcionais para uma melhor volta as AVDs.

5 Comments:

At 4:26 AM, Anonymous Anônimo said...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

 
At 1:30 AM, Anonymous Anônimo said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

 
At 4:44 AM, Anonymous Anônimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

 
At 5:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Cara ninguem fala em português aki não O SITE É EM PORTUGUESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!

 
At 9:42 AM, Blogger Blogger said...

Gostei muito da perspectiva da informacao de que ela nao ataca tudo e se e aos poucos pode sim tratar bem os nossos queridos.Decio cuidador e filho.

 

Postar um comentário

<< Home