04 maio 2006

Terapia genética contra doença degenerativa

Um estudo ontem divulgado aponta para a possibilidade de uma terapia genética para os pacientes com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa até agora incurável do sistema nervoso que causa uma paralisia progressiva.
Esta paralisia conduz à morte do paciente num período de entre três a cinco anos. O cantor José Afonso morreu em 1987 com esta doença, que os médicos lhe tinham diagnosticado em 1982.
Um tratamento aplicado a ratos predispostos para esta esclerose permitiu prolongar em 30 por cento a sua esperança de vida, sem provocar efeitos secundários tóxicos, explicam na revista «Nature Mimoun Azzouz» e colegas de Oxford e da Universidade de Lovaina (Bélgica).
A esclerose lateral amiotrófica, que afecta cerca de 100 mil pessoas na Europa e nos Estados Unidos, é incurável em grande parte por continuar a ser mal compreendida, afirmam os investigadores. Descobertas recentes revelaram o papel desempenhado na doença por um factor de crescimento dos vasos sanguíneos, o VEGF, implicado também na protecção dos neurónios. Constatou-se, segundo os investigadores, que baixas concentrações de VEGF predispunham os ratos e os homens para esta doença.
A terapia genética tentada por Mimoun Azzouz e a sua equipa consistiu em injectar nos músculos de ratos um vector detentor do gene responsável pela produção do factor VEGF. Uma só injecção bastou para retardar o aparecimento da doença e atrasar a sua progressão em ratos geneticamente predispostos.
Aplicada a ratos já com os primeiros sintomas de paralisia, ou seja quando cerca de metade dos neurónios motores estão já destruídos, esta terapia permitiu também prolongar-lhes a esperança de vida, atrasando o ritmo de progressão da paralisia.
Injecção bastou para retardar o aparecimento da doença.
Fonte:O Primeiro de Janeiro

9 Comments:

At 12:12 AM, Anonymous Anônimo said...

João Mário,

Como é bom ver você em ação!!
Beijos,

Vania

 
At 4:26 AM, Anonymous Anônimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

 
At 11:44 AM, Anonymous Anônimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 
At 6:36 PM, Anonymous Anônimo said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

 
At 4:40 PM, Anonymous Anônimo said...

parece-me que sou portador de ELA,dependo,ainda, de diagnostico final. De toda a sorte tenho fé em que a novena que faço, pela Rede VIDA de televisão, A NOVENA DOS FILHOS DO DIVINO PAI ETERNO, VAI RESOLVER A A QUESTÃO. VEJA BEM, EU NÃO PEÇO PARA NÃO SER PORTADOR, PEÇO, APENAS, QUE SEJA FEITA A VONTADE DELE E QUE ME SEJA DADA DIGNIDADE PARA ENCARAR A VIDA,COM OU SEM ELA.

 
At 7:31 PM, Blogger Meel said...

Olá Meu nome é Melissa, estava lendo um livro chamado A ULTIMA GRANDE LIÇÃO em que fala de um professor com a doença ELA. achei muito interessante e comovente, quero me aprofundar mais sobre tal patologia, pois faço curso tecnico de massoterapia (massagem terapeutica) e estou em meu ultimo semestre que é o TCC gostaria de realiza meu TCC acompanhando um caso de alguem que tenha ELA. Pois muito aprendi com a doença atraves da leitura agora quero vivenciar cuidando de pessoas com ELA. Para mim seria muito gratificante, se tiver alguem que conheça por favor entrem em contato comigo melissa.hirata@hotmail.com posso atender o paciente na residencia, mas que seja em são paulo. Obrigada e aguardo retorno o mais breve possivel, pois gostaria de começar ja esta semana.
Abs

 
At 12:46 PM, Anonymous GILMARIA BARBOSA said...

DESCOBRI A POUCO TEMPO QUE O MEU IRMÃO SOFRE DE E.L.A, DESCONHECIA QUALQUER COMPLETAMENTE A DOENÇA. PORÉM, O MEU IRMÃO TEVE MENINGITE AOS OITO ANOS, VCS QUE LEEM ESTE BLOG,PODEM ME AJUDAR A DESCOBRIR COMO TER A CERTEZA QUE ELE SOFRE DE E.L.A OU SE É ALGUMA OUTRA DOENÇA DECORRENTE DA MENINGITE? ALGUM MÉDICO, ENFERMEIRO OU PESQUISADOR DESTA ENFERMIDADE, AJUDEM-ME A AJUDAR O MEU IRMÃO.ELE É POLICIAL MILITAR ETEM MAIS DE QUARENTA ANOS,HÁ MAIS OU MENOS UNS TRÊS, COMEÇOU A MANQUEJAR DE UMA PERNA, A ANDAR ARRASTANDO AMESMA. OBRIGADA.

 
At 10:31 PM, Anonymous Anônimo said...

I must thank you for the efforts you've put in penning this website. I'm hoping
to view the same high-grade blog posts from you later on as well.
In truth, your creative writing abilities has inspired me to
get my very own blog now ;)

My page Comprar Heart of the Swarm
my website - 9hotties.com

 
At 1:04 AM, Blogger Evelyn Mason said...

Estou aqui para expressar minha profunda e calorosa gratidão pelo medicamento fitoterápico, que recebi do Dr. Imoloa. Agora estou vivendo uma vida saudável desde os últimos 6 meses. Agora estou livre do vírus do herpes genital, depois do medicamento à base de ervas que recebi dele. Você pode contatá-lo para a sua medicação através de seu e-mail- drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ Whats app- + 2347081986098.Website-http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com.

 

Postar um comentário

<< Home