28 junho 2006

GUERRILHEIRO URUGUAIO É HOMENAGEADO

MONTEVIDÉU, 27 JUN (ANSA) - Um busto com a imagem de Raúl Sendic, fundador do Movimento de Libertação Nacional (MLN-Tupamaros), será instalado na quarta-feira em uma praça em Bella Unión, 615 quilômetros ao norte de Montevidéu, com a participação de autoridades municipais do estado de Artigas, na fronteira com o Brasil, e uma delegação da prefeitura de Montevidéu.
Sendic foi um dos guerrilheiros mais procurados pelas autoridades no passado e participou de confrontos armados com militares e policiais.
Atualmente, antigos líderes tupamaros que integram o Movimento de Participação Popular, o majoritário dentro da Frente Ampla, ocupam importantes cargos no governo do presidente Tabaré Vázquez.
O busto de Sendic foi doado pelo prefeito de Montevidéu, Ricardo Ehrlich, um ex-decano da Faculdade de Ciências que na década de "70 esteve preso por sua militância no movimento Tupamaros.
O diretor do departamento de Cultura da capital, o escritor Mauricio Rosencof, que integrou o Comitê Central do MLN-T quando essa organização operava clandestinamente, viajará a Bella Unión para assistir a homenagem amanhã.
Há dois anos sindicados pedem para que a tradicional Plaza Lafone, no bairro trabalhista de Montevidéu de La Teja, seja batizada com o nome de Sendic, apesar de não serem atendidos.
Periodicamente cartazes mudando o nome da praça são colocados e rapidamente retirados pela Prefeitura.
Raúl Sendic, que nasceu em 1925, na segunda metade do século passado impulsionou a criação de sindicatos de peões rurais, entre eles a União de Trabalhadores Açucareiros de Artigas (UTAA), na Bella Unión, e foi fundador do MLN-T.
Preso no dia 1° de setembro de 1972 depois de ser gravemente ferido em um tiroteio, sobreviveu por 13 anos em duras condições de isolamento, em cisternas e celas subterrâneas de quartéis militares, submetido permanentemente a torturas e humilhações, quase sempre encapuzado.
Liberado em 1985, com o fim da ditadura, se dedicou a organizar um movimento pela terra e contra a pobreza, e morreu no dia 28 de abril de 1989 na clínica Edouard Rist de Paris, afetado por uma doença fulminante, Mal de Charcot ou esclerose lateral amiotrófica.
Fonte: ANSA

1 Comments:

At 6:10 AM, Anonymous Anônimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 

Postar um comentário

<< Home