12 fevereiro 2007

As pessoas com deficiência física ganharam um novo aliado para se integrarem à vida digital.

O Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, responsável por várias iniciativas nessa área, acaba de lançar o software MicroFênix v 2.0 para comunicação de vítimas de paralisias graves com seus computadores.
O programa funciona principalmente à base de sons - não comandos vocais, mas qualquer tipo de som emitido pela boca do deficiente.
Segundo o professor Antonio Borges, do NCE, há outros softwares interessantes para pessoas com sérios problemas motores, como o Mouse Ocular (já abordado aqui no caderninho), mas nem sempre os usuários conseguem controlar a contento as pálpebras, daí a opção pelo som no programa.
No MicroFênix o usuário se vale de um microfone ligado ao computador para navegar por menus diversos - explica Antonio Borges.
- Ele não precisa falar, basta fazer um som qualquer com os lábios ou bater com eles no microfone para descer pelas opções, e fazer mais um som para entrar numa delas.
O programa roda em várias versões do Windows, do 98 ao XP. Há vários tipos de menus (que também podem ser acessados pela tecla Control, caso a pessoa possa usá-la): acesso ao mouse, a Meus Documentos, à barra Iniciar, ao browser web; acesso a movimentos básicos de scroll ou cursor (sobe, desce, esquerda, direita etc); e acesso ao teclado virtual (maiúsculas, minúsculas, acentos, números...).
Gratuito, o software (só 4Mb) pode ser baixado em http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix.
Fonte: Rede Saci